No próximo dia
14 de Abril, pelas 18:00 horas, vai realizar-se na
Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, de Portimão , o espectáculo “
Poeta em Construção”, com a participação especial da escritora Filipa Melo.
Este
recital poético-musical constitui a terceira acção do projecto “
Letras ao Sul”, que é coordenado e promovido pela
Direcção Regional de Cultura do Algarve, sendo um contributo para o
Plano Nacional de Leitura.
Recorde-se que o “Letras ao Sul” conta com a participação de vários actores, escritores e declamadores portugueses consagrados, como Eunice Muñoz, João Grosso, Nuno Júdice, José Fanha, Filipa Melo, Delfina Cruz, Ângela Pinto, Tozé Martinho, Luís Zagallo, Diogo Dória, Carlos Paulo, Afonso Dias, Carla Moreira e Tixa. Filipa Melo, a convidada para esta sessão, trabalha desde 1992, como jornalista e repórter. Actualmente, é consultora do programa “Câmara Clara”, da RTP2, crítica literária no jornal “Sol” e orientadora da Comunidade de Leitores Almedina.
O seu primeiro romance, “
Este É o Meu Corpo” (recém-reeditado pela Sudoeste) foi publicado em Portugal em 2001, apontado pela crítica como uma revelação na nova literatura portuguesa e editado em Espanha (Seix Barral), França (Actes Sud), Itália (Ponte alle Grazie), Croácia e Brasil (Editora Planeta do Brasil). Os contos de Filipa Melo encontram-se publicados em diversas publicações e antologias portuguesas e internacionais.
A desenrolar entre Março e Dezembro deste ano em todos os concelhos algarvios, este projecto foi concebido e realizado por Sónia Pereira e Paulo J. Pires, e tem como principais objectivos a promoção e/ou consolidação dos hábitos de leitura, como factor de desenvolvimento pessoal e instrumento de participação consciente, crítica e activa na sociedade.
Este projecto tem como entidades parceiras todos os municípios algarvios, o
Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, o
Plano Nacional de Leitura,
o Jornal de Letras, Artes e Ideias, O Jornal Expresso, a Direcção Regional de Educação do Algarve, a Universidade do Algarve, o Arquivo Distrital de Faro e o Instituto Superior D. Afonso III.